Friday, June 08, 2007

Balanço

Após um ano a viver do outro lado do mundo, preparamos agora as malas para regressarmos a Portgual. E enquanto nos dedicamos a esta tarefa, confrontamo-nos com pensamentos e sentimentos que, provavelmente, não correspondem a mais do que uma tentativa de avaliação ou reflexão do que este tempo em Macau significou para nós.

Olhando para trás na nossa vida a dois, vemos que desde que estamos juntos que temos "terror" de entrar numa rotina, ou que pelo menos, vendo as coisas de forma menos dramática (!), fazemos um esforço para contrariar a rotina. Se calhar, viémos parar a Macau um bocadinho nesse contexto. Pelo menos temos a certeza que viémos cá parar sem pensar muito no assunto e sem saber bem do que vínhamos à procura.

Em Macau deparámo-nos com gentes e hábitos muito diferentes dos nossos. Pessoal e profissionalmente o dia foi feito de surpresas, boas e más. A partir de Macau viajámos pela Ásia, conhecendo locais e culturas não habituais para nós. Por todas estas experiências sentimo-nos mais ricos e agradecidos. Mas analisando com cuidado o tempo que passou, há que dizê-lo, com frontalidade, que não é esta a maior riqueza que daqui levamos.
Em Macau sentimos (porque saber, toda a gente o sabe) que não há uma única maneira de viver a vida correctamente, que todas as pessoas são diferentes e ainda que cada pessoa muda a forma de ver a vida conforme as circuntâncias em que se encontra.

Em Macau sentimos (porque saber, toda a gente o sabe) que basta ter muito pouco para se viver bem e feliz, tão pouco que agora as nossas malas de viagem não fogem muito aos 20 kg de bagagem de porão que temos direito a levar.

Em Macau sentimos pela primeira vez os pontapés da nossa bébé e preparamo-nos agora para o maior desafio de todos que é sermos pais.

Em Macau, percebemos que a vida é um início permanente.

Em Macau amadurecemos, crescemos e encontrámo-nos. E por isso, por isso, estamos agora prontos para regressar a casa.

"Certeza (Fernando Sabino)

De tudo, ficaram três coisas:
A certeza de que estamos sempre começando...
A certeza de que precisamos continuar...
A certeza de que seremos interrompidos antes de terminar...
Portanto devemos:
Fazer da interrupção um caminho novo...
Da queda um passo de dança...
Do medo, uma escada...
Do sonho, uma ponte...
Da procura, um encontro..."

3 Comments:

Blogger Celduin said...

A vida é mesmo assim...somos aquilo que vivemos e isso faz de cada um de nós uma pessoa diferente...
Mesmo que as nossas vivências sigam caminhos paralelos mas diferentes, sabemos que podemos contar sempre com os amigos.É bom saber que estão de volta...
Quando é que chegam?

Bjs e Abraços

H&MJ

1:18 PM

 
Blogger Martunis said...

Welcome back Home

7:41 AM

 
Blogger L de Luis said...

Cá vos espero.
Além dos 20kg de bagagem só falta declarar os quase 3 kg de gente que trazem camuflados na barriguita da Cristina.
Boa viagem. Aliás. A estas horas já devem vir a caminho.

4:30 PM

 

Post a Comment

<< Home

 
Free Web Counters
Free Counter