Wednesday, November 08, 2006

Ao sabor do vento no Vietnam

É uma liberdade imensa vermo-nos com um bilhete de avião na mão e 10 dias livres pela frente. Na realidade, para as muitas pessoas que encontramos a viajar pela Ásia, 10 dias livres não é muito, mas para nós que trabalhamos de segunda a sexta parece-nos uma eternidade :) E com este espírito feliz partimos para Ho Chi Minh. De lá voamos para Hanoi onde nos instalámos uns dias no Old Quarter. Fomos recebidos por vivas ruas estreitas, cheias de motos, tralha de todo o tipo e gente em "slow motion", ou seja, gente calma e a andar calmamente no meio do trânstio caótico.


O encanto dos edifícios de arquitectura franceses que ladeiam as ruas transparece por entre as muitas árvores de folha densa que invadem os passeios e por entre os imensos cabos de electricidade que serpenteiam sem caminho definido. As ruas do Old Quarter de Hanoi estão divididas por temas. Temos a rua dos sapatos, das oficinas de motos, das sedas, a rua dos brinquedos, etc, etc, etc.

Estando em Hanoi é que percebemos a real capacidade de transporte de uma moto. As motos são usadas para tudo, uma moto pode levar, por exemplo, uma loja atrás ou a família inteira.





De Hanoi partimos para passar uma noite e dois dias a bordo de um barquito em Halong Bay. São quase 2000 ilhas, quase todas com vegetação densa, que parecem ter furado com força o oeceano. Comemos "seafoood" a várias horas do dia, mergulhámos o olhar na paisagem, mergulhámos na água, cansámo-nos a andar de kayak ao final da tarde, adormecemos no deck do barco a sentir a aragem da noite e a ver a lua quase cheia por cima de nós. E gostámos. Gostámos muito.


Dos muitos interessantes locais referidos no nosso guia do Vietnam, tínhamos eleito o centro para ser o nosso próximo destino. Mas aparentemente forças maiores da natureza, leia-se um tufão filipino, tinha os mesmos planos do que nós, pelo que o Centro do Vietnam ficará para outra viagem. Nesta viagem saiu-nos na rifa Sapa, ainda mais no Norte do Vietnam, e Angkor no Cambodja. E não foi nada mau. Mas isso fica para outro post, há que não reviver demasiadas emoções duma só vez.

4 Comments:

Blogger Medeia said...

Adorei a descrição, quase que pude sentir na face a aragem na noite de lua cheia, a água quentinha, e o sabor do marisco... Abriu-me o apetite para vos visitar!

7:19 AM

 
Blogger L de Luis said...

E que emoções devem vocês estar a viver por essa Ásia dentro.
E que relatos de viagem.
E que paisagens.
E que pessoas.
E que histórias para nos contar.

12:19 PM

 
Blogger Nós said...

Tudo tem um tempo próprio na vida, costuma o JJMS dizer, mas acho que me apetece voltar a fazer incursões por esses desconhecidos países!

3:45 AM

 
Blogger Aninhas said...

Estou a ver que tralha, motos e cabos de electricidade caoticamente emaranhados são uma constante nessas paragens...
Mas há que admitir que as paisagens e a calma da população supera tudo o resto e deixa uma paz de espírito que perdura...
Divirtam-se!

3:42 AM

 

Post a Comment

<< Home

 
Free Web Counters
Free Counter