Tuesday, November 14, 2006

Angkor

Se calhar alguns de vocês estão a pensar... Angkor? O que é isso? Que raio de ideia foi essa? Pois é, Angkor se calhar não é muito falado na Europa mas é uma pena, porque Angkor faz parte do Patimónio Mundial da UNESCO, Angkor é um complexo de ruínas das antigas cidades do Império Khmer que dominou a região do Cambodja entre os séculos IX e XV, Angkor forma um dos mais importante locais arqueológicos da Ásia, Angkor tem mais de 1000 templos e Angkor incorpora o templo de Angkor Wat, simplesmente o maior monumento religioso do mundo.


Angkor é composto por templos de pedra místicos, do género dos que vemos no Tomb Rider. Foram construídos há 1000 anos atrás, alguns estão bem conservados, outros foram tomados pela força das raízes de árvores centenárias, mas todos os que vimos (não deu para ver todos, claramente...) são de cortar a respiração. É tudo impressionante. A dimensão dos templos, dos acessos aos templos, o trabalho de decoração, a vegetação envolvente, tudo compensa o elevado preço pago pelo bilhete de entrada no complexo, ainda por cima pago a uma empresa vietnamita (no more comments!).

A pobreza no Cambodja é visível em cada esquina, fruto de muitos anos de guerra civil e de um regime opressivo que passados 27 anos ainda faz tremer a voz aos locais. Mas em Angkor parece renascer a esperança para os Cambodjanos de voltarem a ter um país próspero e desenvolvido. A maior parte das crianças não vai à escola, porque ganham mais dinheiro nuns poucos dias a vender bens aos turistas do que os pais em muitos dias a trabalharem no campo. Ironicamente, são bastantes cultas, falam bem inglês (tudo graças aos turistas) e sabem as capitais dos países "todos". No Cambodja nunca ouvimos "Portugal? hmmm, don't know". Era mais "Portugal? Capital is Lisbon. I know the capital, so you buy?" :) Sabiam mais capitais do que nós, só com o Uzbequistão vacilaram.


De Angkor voámos para Ho Chi Minh, "dormimos" uma noite no aeroporto e voámos, mais uma vez, para Hong Kong. Estamos agora de regresso à nossa "vidinha normal" em Macau. Mas não podemos terminar os posts desta viagem ao Vietnam e ao Cambodja sem tornar explícito neste blog que tivémos a honra de ter como nossa companhia ao longo desta viagem o nosso amigo Pedro, mais conhecido por Movie Star, Connectionzito ou Nélito. Por respeito para com a vontade do Movie (gente "famosa" é assim :) ...) não vamos aqui colocar nenhuma foto com ele, mas tirámos bastantes e faz parte das boas recordações que guardamos destes dias a passear pela Indochina.

3 Comments:

Blogger Aninhas said...

This comment has been removed by a blog administrator.

4:18 AM

 
Blogger Aninhas said...

Incrível.
Acho que o tal destino vos levou a sítios muito bonitos.
Muito obrigada por partilharem connosco.
Beijinhos.

6:57 AM

 
Blogger Nós said...

Adorei...sobretudo a mentalidade das capitais...

1:36 PM

 

Post a Comment

<< Home

 
Free Web Counters
Free Counter